Quem somos

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CEP-EMB: Centro de Educação Profissional

Escola de Música de Brasília

 

Atualmente o CEP-EMB oferece cerca de cem cursos, a maioria em nível de Formação Inicial e Continuada, voltados ao atendimento de vários perfis de alunos em diferentes faixas etárias. São cursos de Musicalização Infantil, Juvenil e de Adultos. Há também os cursos de Iniciação Musical e os Básicos Instrumentais. Além desses, também são oferecidos trinta e seis cursos Técnicos de Nível Médio. Em destaque, há também no CEP-EMB um curso de formação continuada de professores para atuarem em atividades de música nas escolas, oferecido aos professores da rede pública, regulamentado pela EAPE.

Todos os cursos são gratuitos e o processo de admissão de novos alunos no CEP-EMB é regulamentado por edital aprovado pela SUBEB, Subsecretaria de Educação Básica da SEDF, publicado no DODF, uma vez a cada semestre. Nesse processo seletivo, os candidatos podem inscrever-se para pleitear vagas por sorteio ou por teste. As inscrições são feitas pela internet, neste mesmo site.

Para maiores informações acerca de quem somos, sugerimos a consulta do documento formal de descrição de nossa identidade, o PPP, Projeto Político-pedagógico do CEP-EMB. Tendo sido esse instrumento instituído pela Constituição, seu processo de construção é também descrito pela LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96. Além disso, o Regimento das Escolas públicas da SEDF também descreve em maiores detalhes os itens que deve conter.

O PPP de uma escola precisa ser elaborado com a participação de toda a Comunidade Escolar, para ser um efetivo instrumento de gestão democrática. No CEP-EMB, essa participação é garantida devido pelo fato do atual PPP em construção estar sendo elaborado a partir do resultado de dados levantados em toda a Comunidade Escolar, por meio de dois grupos de questionários, tendo sido consideradas as seguintes dimensões: Pedagógica, Administrativa, Comunitária, Financeira, Jurídica e Artística. O primeiro grupo de questionários investigou que escola desejamos, isto é, para onde queremos ir. Depois, o segundo grupo de questionários investigou que escola temos, ou seja, onde estamos. A partir disso, elaborou-se uma série de metas para se propor ações concretas com a finalidade de se fazer a situação atual do CEP-EMB vir a aproximar-se progressivamente daquela desejada pela Comunidade Escolar.