Estudantes

Alunos do cep-emb

O CEP-EMB atualmente tem um total de 2080 estudantes matriculados frequentando seus cursos, em todas as faixas etária. Dentre esses, cerca de 600 têm idade abaixo de 16 anos. Do total, 1338 estão matriculados em cursos específicos de instrumento, ou seja, nos cursos  Básicos Instrumentais e nos cursos Técnicos de Nível Médio. Os demais estão matriculados nos cursos de Iniciação ao Instrumento, de Musicalização Infantil e Juvenil, onde também têm aulas coletivas de instrumento. Além desses, há também estudantes matriculados nos cursos de formação continuada, como o de Arranjo Linear, com 35 alunos.

Dentre todos os alunos do CEP-EMB, no momento existem 227 formandos, seja em cursos de nível de Formação Inicial e Continuada ou Técnicos de Nível Médio. Ademais, a escola conta também com 57 estudantes que já estão cursando música na UnB, a Universidade de Brasília. 

São muitos os egressos do CEP-EMB que têm prosseguido seus estudos em nível superior em Brasília e em universidades de outras capitais do país e também no exterior. O mundo do trabalho na área da música tem recebido inúmeros de nossos ex-estudantes, tanto como professores quanto como instrumentistas. No próprio CEP-EMB, na UnB e na OSTNCS, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, há muitos de nossos ex-estudantes. Mas, na verdade, eles nos têm representado nas mais diferentes orquestras e universidades do país e também no exterior.

Para que a atuação e o desenvolvimento de nossos alunos possam sempre ser favorecidos, é essencial que estejam conscientes de seus direitos e deveres no CEP-EMB. Igualmente, isso também contribuiria para o desenvolvimento de nossa escola, por meio de sua participação no processo de Gestão Democrática. Para tanto, em busca de esclarecê-los,abaixo encontram-se informações fundamentais relativas ao Segmento dos Estudantes no CEP-EMB.

 

De acordo com o Regimento Interno do CEP-EMB, o Segmento dos Estudantes ou Corpo Discente é composto do seguinte modo: 

CAPÍTULO II
DO CORPO DISCENTE

  • Artigo 91 - O Corpo Discente é constituído pelos alunos regularmente matriculados no CEP/EMB.
  • Artigo 92 - O CEP-EMB admite candidatos portadores de deficiências visuais (plenas e amblíopes), mediante avaliação previamente realizada pelo Centro de Ensino Especial n° 02 e pelo Núcleo de Musicografia Braille da nossa Instituição.

É importante também que se esteja atento para o referido Regimento das Escolas Públicas do DF diz acerca do modo que devem ser admitidos os estudantes no CEP-EMB: 

Art. 224. O ingresso dos alunos (...) no Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília é efetivado por meio de processo seletivo, previsto em edital próprio, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, de acordo com critérios definidos pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

 

Além disso, é muito importante que os estudantes do CEP-EMB sejam conscientes de seus direitos e deveres (confira no Regimento do CEP-EMB):

SEÇÃO I
DA CONSTITUIÇÃO DE DIREITOS E DEVERES

Artigo 93 - Ao aluno é assegurado:

  • Assistência Técnico-Pedagógica;
  • Orientação Educacional;
  • Oportunidade para participação em atividades artísticas, culturais e sociais promovidas pela Escola ou sob sua chancela;
  • Utilização das instalações físicas e equipamentos do CEP/EMB, desde que autorizados;
  • Oportunidade de acesso aos instrumentos musicais, atendendo à especificidade de cada aluno e à disponibilidade da Escola;
  • Conhecimento de seu desempenho escolar;
  • Participação obrigatória nos diferentes laboratórios de estágio preparatório para o mundo do trabalho (orquestras, coros, bandas, música de câmara e conjuntos populares);
  • Conhecimento do presente Regimento.

Artigo 94 - É vedado ao aluno:

  • Portar objeto ou substância que represente perigo para a sua saúde, segurança e integridade física ou de outrem;
  • Promover, dentro do CEP/EMB, qualquer tipo de campanha ou atividade sem autorização prévia da Direção;
  • Ocupar-se durante as aulas com atividades não compatíveis com o processo de ensino e de aprendizagem;
  • Ausentar-se da sala de aula, sem prévia autorização do professor, bem como entrar em sala após o início das aulas, sem justificativa, com tolerância máxima de 15 minutos de atraso;
  • Utilizar-se das instalações físicas, instrumentos musicais e equipamentos de forma incompatível com a natureza e desígneos da Instituição;
  • Desrespeitar todas as pessoas da Comunidade Escolar.

 

Para ter sucesso em sua aprendizagem, todo estudante deve estar atento à qualidade de seus estudos (confira no Regimento do CEP-EMB):

SEÇÃO II
DOS PADRÕES DE DESEMPENHO

Artigo 95 - Os alunos deverão apresentar os seguintes padrões de desempenho:

  • Evidência de desempenho musical para executar, dentro das exigências mínimas, o instrumento de sua escolha, bem como participar – de maneira efetiva e consistente – das formações musicais de pequeno, médio e grande porte (Música de Câmara, Orquestra de Câmara, Coral, Banda, Conjuntos Populares e Orquestra Sinfônica);
  • Capacidade de aplicar, em situações novas, os conhecimentos adquiridos;
  • Comparecimento pontual às aulas e demais atividades promovidas pelo CEP/EMB;
  • Comportamento adequado dentro ou fora da Escola, sobretudo quando a representar;
  • Zelo pela conservação do prédio, mobiliário e material didático, bem como por tudo que é de uso individual ou coletivo, sob pena de ressarcimento de valor equivalente ao do bem danificado.

Para maiores informações, clique aqui para acessar o Manual do Aluno.

Os alunos não devem se esquecer de que têm o direito de se organizar em um Grêmo (conferir no Regimento Interno):

CAPÍTULO I
DO GRÊMIO ESTUDANTIL

  • Artigo 98 - O Grêmio Estudantil é uma instituição escolar com finalidade de proporcionar aos alunos do CEP/EMB e aos membros da comunidade participação efetiva nas atividades artísticas, culturais e recreativas promovidas pela Escola.
  • Artigo 99 - O Grêmio Estudantil será regulamentado por estatuto próprio aprovado pela Direção do CEP/EMB.

Aliás, há um Grêmino eleito no CEP-EMB e o atual Presidente seu é um dos conselheiros representantes de alunos no Conselho Escolar. Informe-se!

 

Finalmente, é imprescindível que o aluno do CEP-EMB conheça a Lei de Gestão Democrática no que diz respeito à sua habilitação como eleitores:

Art. 3º Para os efeitos desta Lei, especialmente no que tange à habilitação como eleitores, entendem-se por comunidade escolar das escolas públicas, conforme sua tipologia: 

  • II – estudantes matriculados em escolas técnicas e profissionais em cursos de duração não inferior a seis meses e com carga horária mínima de 180 horas, com frequência superior a cinquenta por cento das aulas no bimestre anterior;

Para obter maiores informações sobre seus direitos e deveres, o estudante deve consultar o Regimento das Escolas Públicas do DF, págs 35 a 39.

Além disso, é necessário que o estudante também mantenha contato com seus representantes no Conselho Escolar do CEP-EMB e também com os Coordenadores das respectivas Áreas dos seus cursos:

Clique aqui para entrar em contato com os Representantes de Alunos no Conselho Escolar do CEP-EMB.

Clique aqui para entrar em contato com os Coordenadores de Área do CEP-EMB. 

 

A todos os nossos alunos desejamos bons estudos!