Professores

Professores de Msica

No CEP-EMB trabalham 280 professores em cerca de 100 cursos, dos quais somente 36 são cursos Técnicos de Nível Médio. Todos os cursos outros são de nível de Formação Inicial e Continuada. Assim, a maior parte dos esforços do Segmento de Professores se concentra na preparação dos alunos para sua futura entrada nos cursos Técnicos de Nível Médio em Instrumento. 

Os professores do CEP-EMB estão divididos em várias áreas instrumentais e vocais, a saber:

  • Musicalização Infanto-Juvenil;
  • Musicalização Juvenil-Adulta;
  • Disciplinas Técnico-Teóricas;
  • Instrumentos - Grupo I: Guitarra, Contrabaixo Elétrico, Contrabaixo Acústico Popular, Canto Popular, Acordeon e Gaita;
  • Instrumentos - Grupo II: Violão Popular, Cavaquinho, Bandolim, Viola Caipira e Piano Popular;
  • Instrumentos - Grupo III: Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Contrabaixo;
  • Instrumentos - Grupo IV: Clarineta, Saxofone, Oboé, Fagote, Trompete, Trompa, Bombardino, Trombone e Tuba;
  • Instrumentos - Grupo V: Piano Erudito, Percussão e Harpa;
  • Instrumentos Grupo VI: Alaúde, Viola da Gamba, Cravo, Flauta Doce, Violão Erudito e Flauta Transversal;
  • Pequenos Grupos: Correpetição e Música de Câmara; 
  • Grandes Grupos: Orquestra e Banda;
  • Tecnologia em Música, Musicografia Braille, Arranjo e Composição;
  • Coordenação Artística;
  • Práticas de Conjunto da Música Popular e Bateria; e
  • Grupo Vocal: Canto Erudito e Coro.

 

Para conhecer melhor as atribuições do Segmento de Professores, consulte o Regimento das Escola Públicas do DF (págs 33 a 35). Como funcionários públicos que são, é também importante que os professores conheçam o que a Lei Complementar 840 diz acerca de seus deveres (art. 180). 

De acordo com as normas da SE, os professores podem exercer as seguintes atividades nas escolas.

  • Regência de Classe (prioritária);
  • Apoio Pedagógico (somente professores com limitações ou restrições definitivas de atividades/readaptados);
  • Coordenação Pedagógica;
  • Supervisão Pedagógica;
  • Direção.

Ademais, a distribuição da carga horária de trabalho de todos os professores do CEP-EMB são regidas atualmente pela Portaria nº 105, de 17 de julho de 2012. Destaca-se que, tanto para professores contratados para trabalhar  vinte horas por semana (somente em um turno) ou quarenta horas por semana (em dois turnos), a cada turno, suas cargas horárias de trabaho devem ser distribuidas e cumpridas da seguinte forma:

Contrato de 20 horas semanais:

  • 12 horas em regência de classe;
  • 4 hohras em coordenação individual externa (não presencial);
  • 4 horas em coordenação coletiva (presencial).

Contrato de 40 horas semanais:

  • 24 horas em regência de classe;
  • 8 horas em coordenação individual externa (não presencial);
  • 8 horas em coordenação coletiva (presencial).

Professores readaptados - Observe-se que os professores com limitações/restrições definitivas de atividades (readaptados) têm exatamente os mesmos direitos dos demais colegas professores em exercício de atividades de regência de classe no que concerne às horas destinadas em sua carga horária para coordenação individual extera e coletiva (itens 7 e 7.1 da referida Portaria nº 105, de 17 de julho de 2012). Aliás, foi criada uma gerência específica na SEDF, a GESOST, somente para acompanhar os trabalhos dos professores readaptados de toda a rede pública. 

No CEP-EMB, a lotação dos professores readaptados, assim a de todos os demais professores novos, desde 23 de agosto de 2012 tem sido realizada por intermédio da CRE PPC, segundo normas e políticas da SE. No CEP-EMB, os professores readaptados devem exercer suas atividades nos setores que têm a finalidade de prestar apoio pedagógico às demais atividades dos colegas professores em regência de classe, ou seja, na Biblioteca, na Musicoteca, na Instrumentoteca, na Discoteca e na CPA, Coordenação de Programação Artística. 

Atividades Pedagógicas e Gestão Democrática - Nas atividades pedagógicas do CEP-EMB, é essencial que todos os professores se mobilizem por meio das reuniões de suas respectivas Coordenações de Área, das reuniões de Coordenadores e das reuniões gerais de Coordenação, para que, pelo diálogo, pela participação e pela tomada de decisões compartilhadas, ajudem a construir e a sutentar a Gestão Democrática em nossa escola. 

Representantes no Conselho Escolar - Os professores do CEP-EMB devem também lembrar-se de que têm representantes no Conselho Escolar no CEP-EMB.    Igualmente, devem buscar entrar em contato com eles, para o aperfeiçoamento de nossa Gestão Democrática.

Incentivo à Formação Continuada - A SEDF oferece a todos os professores da rede possibilidade de solicitar formalmente afastamento remunerado para participar de Congressos, Reuniões, Similares, Especialização, Mestrado e Doutorado, tanto no Brasil, quanto no exterior. Nesse processo, havendo deferimento de seu pedido, ao professor é concedida pela Amnistração a dispensa de ponto.

Para solicitar esse afastamento, o professor deverá preencher formulário próprio, anexando documentação comprobatória do evento e do respectivo período de duração. Entretanto, o professor precisa protocolar o requerimento com antecedência mínima de 60 dias. Ao retornar desse afastamento, o professor deverá comprovar, junto à chefia imediata, a participação no evento mediante apresentação de documentos (conferir em: http://www.se.df.gov.br/?page_id=2269).

A regulamentação desse processo é feita pelo DECRETO Nº 29.290, DE 22 DE JULHO DE 2008, que dispõe sobre o afastamento para estudo, congressos, seminários ou reuniões similares de servidor e empregado da Administração Pública Distrital e dá outras providências.

Plano de Carreira - O atual plano de carreira dos professores da rede pública foi recentemente aprovado por meio da Lei nº 5.105, de 03 de maio de 2013, que reestrutura a carreira magistério Público do Distrito Federal e dá outras providências. Para saber de maiores detalhes sobre a implantação dessa lei, veja as seguintes reportagens:

 

Clique aqui para entrar em contato com os representantes de Professores no Conselho Escolar.