O Madrigal de Brasília

402750 119835901470596 100003325601825 99818 1796425379 n

O Madrigal de Brasília surgiu em 1963, através da iniciativa do Maestro Levino Ferreira de Alcântara, que reuniu um grupo de cantores recém chegados à nova capital. Em todos esses anos de existência, o Madrigal de Brasília percorreu uma trajetória pontilhada de sucessos no cenário da música erudita de câmara. Alcançou um nível técnico que o destaca como um dos melhores do Brasil e seu repertório abrange a literatura vocal de todos os períodos da música ocidental.

historico1 Madrigal

Em 1994, o grupo lançou o seu primeiro CD, além de ter alcançado, no III Festival Internacional de Coros, em Atenas (Grécia), a Medalha de Prata na Categoria Coro Misto e o Primeiro Lugar na Categoria Coro Folclórico.
Em Brasília, o reconhecimento da qualidade alcançada pelo grupo veio através do Prêmio Luís Estevão de Cultura, na modalidade Música Erudita, em 1995. Participou também, em 1995, do III Concurso Internacional de Coros de Trelew, na Argentina.

Em agosto de 1996 o Madrigal de Brasília participou do V Encontro Internacional de Corais, na cidade de Cabo Frio (RJ). Em 1998, lança seu segundo CD Canto Brasilis contendo somente música coral de compositores brasileiros e participa do IV Encontro Internacional de Coros da cidade de Cabo Frio (RJ). A convite da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o grupo gravou um CD contendo o Hino Oficial de Brasília e o Hino Nacional Brasileiro. De 1999 a 2004, o Madrigal de Brasília participou de eventos de grande repercussão nacional tais como: Comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, Convenção Internacional de Regentes de Coros, VII Festival Unicanto de Corais em Londrina (PR), VIII Mostra Vocal em Blumenau (SC), XIV Encorama e II Festival de Coros de Maceió (AL), Inauguração do Teatro de Câmara Carlos Alberto F. Galvão no CEP/E M B, Canta Brasil Festival Internacional de Coros São Lourenço (MG), I e II Festival Pro Musicata de Madrigais em Porto Alegre (RS) e a estreia nacional da Ópera Aquiry a luta de um povo em Rio Branco(AC).

historico2 Madrigal

No ano de 2000, com o esforço e apoio do então Diretor Gerente do Centro de Educação Profissional / Escola de Música de Brasília o Professor Maestro Carlos Alberto Farias Galvão que, junto a Secretaria de Estado de Educação do DF, instituíram importante processo para ingresso de novos professores através de concurso público na área específica (Prática Coral Avançada), regularizando com esta medida o quadro de professores do referido Grupo. Hoje, com este significativo apoio, o Madrigal de Brasília pode realizar a digna missão de levar seu trabalho e sua música aos mais diversos pontos das fronteiras de nosso país e do exterior.
O grupo gravou seu 3º CD Canto Brasilis 2 com a proposta de divulgação da música de compositores brasileiros e brasilienses, repertório este que tem sido bastante aplaudido no Brasil e exterior.

Desde outubro 1999, está sob a regência do Maestro Éder Camúzis.

Fonte: http://www.madrigaldebrasilia.com.br/historico.html

396745 119831274804392 100003325601825 99813 1042129862 n