Processo Seletivo - Informações

Inscries online 

 

Saiu o Edital!!

O Edital de Seleção Pública  para ingresso de estudantes no CEP-EMB foi publicado nesta terça-feira, dia 21 de maio de 2013, no DODF nº 104, pág. 80!

Para acessar o Edital, clique -----> AQUI!

E mais,

 Começaram as Inscrições!!

CONFIRMADO: As inscrições para os cursos ofertados no CEP-EMB começaram hoje, dia 30/05/2013, às 11h.

O formulário de Inscrições estará disponibilizado sempre das 8 às 20h. As inscrições serão feitas somente pela internet, por meio deste   mesmo site. 

LEMBRE-SE: Leia o Edital e o Manual do Candidato (com calma). Depois, faça sua inscrição!

Observação: no CEP-EMB não há taxas de inscriçãonem mensalidades, porque é uma escola pública e por isso mesmo, gratuita. 


AGUARDE MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O PERÍODO DE INSCRIÇÕES!

 

Para acessar o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES ONLINE,

clique aqui:   Direita INSCRIÇÕES


 Veja a transcrição do início do Edital:

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO


EDITAL Nº 04, DE 17 DE MAIO DE 2013.


EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA INGRESSO DE ESTUDANTES NOS
CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL, DE FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL ESCOLA DE MÚSICA DE BRASÍLIA.


O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas
atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto nº 31.195, de 22 de dezembro de 2009, RESOLVE: TORNAR público o Processo Seletivo para ingresso de estudantes nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para o 2º semestre letivo de 2013. 


 MANUAL DO CANDIDATO

Para ajudá-lo(a) a fazer sua inscrição, a Comissão Local responsável pelo presente Processo Seletivo preparou um Manual do Canditado.

Para acessá-lo, clique aqui: ---> MANUAL DO CANDIDATO

 

Lembre-se de que as inscrições serão feitas pela internet, obedecendo ao Edital. Portanto, observe:

  • Primeiro, Leia o Manual do Candidato e também o Edital.
  • Segundo, no período de 27 de maio a 4 de junho faça sua inscrição online, preenchendo o formulário de inscrição que será disponibilizado.
  • Quarto, homologue sua inscrição na Secretaria do CEP-EMB!
  • Quinto, faça os testes ou sorteio, de acordo com o que está previsto no Edital em relação à sua inscrição.
  • Sexto, verifique os resultados do processo seletivo, em todas as suas fases.
  • Sétimo, se for sorteado ou aprovado nos testes, faça sua matrícula na data também prevista no Edital.

CONTEÚDOS DE PROVAS/ANEXOS DO EDITAL

O Edital anunciou a disponibilização de conteúdos de provas (anexos) em relação às provas de piano erudito, piano popular e flauta transversal.

Para acessar os anexos anunciados no Edital clique aqui: ---> Anexos do Edital


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE

Para a efetuação da Inscrição Online, será disponibilizado um formulário neste mesmo site.

Para acessar o Formulário de Inscrição Online, clique aqui: ---> INSCRIÇÕES


 Informe-se:

Existem dois tipos de curso oferecidos no CEP-EMB, ou seja, os cursos de nível de Formação Inicial e Continuada e os Técnicos de Nível Médio.

Informações sobre os cursos: atendendo à necessidade pedagógica da área de Música, a qual requer várias etapas para aquisição de suas habilidades, o CEP/EMB oferece os seguintes cursos:

Formação Inicial: cursos destinados à aquisição do conhecimento musical em nível introdutório: Iniciação Musical Infantil I, Iniciação Musical Infantil II, Iniciação Musical Juvenil/Adulta, Iniciação ao Instrumento I, Iniciação à Musicografia Braille I, Musicalização Juvenil
através do Teclado II, Musicalização/Teclado em Grupo para a 3ª Idade II e Básico Instrumental I.

  • Os Cursos de Iniciação Musical Infantil I, II e Iniciação Musical Juvenil/Adulta: têm porobjetivo a aquisição dos conceitos musicais iniciais, em forma de vivências teórico/práticas, taiscomo oficinas instrumentais, de canto coral e apreciação musical.
  • Os Cursos de Iniciação ao Instrumento I: têm por objetivo a iniciação na prática de uminstrumento e envolvem conceitos musicais e técnicas iniciais de execução instrumental.
  • O Curso de Iniciação à Musicografia Braille I: tem por objetivo a aquisiçãoda linguagem musical em Braille.
  • O Curso de Musicalização Juvenil através do Teclado II: tem por objetivo dar continuidadeà aquisição de conceitos musicais possibilitando a execução de partituras de nível fácil e médio
  • O Curso de Musicalização/Teclado em Grupo para a 3ª Idade II: tem por objetivo darcontinuidade à musicalização de indivíduos na 3ª idade, utilizando o teclado como ferramenta.
  • O Curso Básico Instrumental: têm por objetivo a formação de instrumentistas, compostospor disciplinas teórico/práticas, que irão fornecer subsídios para a vida produtiva musical e ospré-requisitos necessários para o estudante, que vir eventualmente a fazer teste para disputaruma vaga em um curso Técnico de Nível Médio na área de música.

Formação Continuada: cursos destinados à capacitação e atualização nos campos específicos do mercado de trabalho em música. São eles: Arranjo II, Arranjo Linear, Elementos Técnicos do Palco, Harmonia Avançada, Iniciação à Musicografia Digital, Iniciação à Prática Coral Avançada, Iniciação à Regência I, Musicalização Aplicada ao Ensino Básico, Orquestra Experimental do CEP/EMB, Prática de Conjunto com Violino Condutor, Práticas/Projetos do Palco e Teoria/Percepção Musical I.

Educação Profissional Técnica de Nível Médio: cursos destinados ao aprofundamento do conhecimento musical na sua forma teórico/prática, proporcionando ao estudante a qualificação e inserção no mercado de trabalho, podendo, também, capacitá-lo a concorrer ao ingresso em cursos de graduação em música. São eles: Técnico em Instrumento I, Áudio I e Musicografia Digital I.

Duração dos cursos:

  • Os Cursos de Formação Inicial e de Formação Continuada serão de Curta Duração (constituídos por um único módulo) ou Sequencial (constituídos por módulos consecutivos), conforme delimitação do respectivo Plano de Curso.
  • Cada módulo, tanto de Formação Inicial quanto de Formação Continuada (de Curta Duração ou Sequencial) terá carga horária total mínima de 180h/a e duração de 02 (dois) semestres consecutivos.
  • Ao final do Módulo referente aos cursos de Curta Duração, o estudante aprovado receberá certificação correspondente ao mesmo.
  • A certificação dos cursos Sequenciais obedecerá aos critérios específicos relativos ao processo de avaliação da aprendizagem definidos no Plano de Curso, ocorrendo da seguinte maneira:
  • Após cada módulo cursado (certificação parcial);
  • Após a conclusão e aprovação no último módulo do curso (certificação de conclusão do curso).
  • Os Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio terão duração mínima de 06 (seis) semestres.
  • Os Planos de Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEP/EMB estão passando por um processo de atualização e poderão sofrer alterações na carga horária, bem como em seus respectivos componentes curriculares. Assim, fica o estudante comprometido a submeter-se às adequações necessárias para fins de certificação.
  • Caso o candidato já tenha domínio dos conteúdos anteriores ao módulo ofertado no Edital, poderá ser nivelado para cursar módulos seguintes mediante prova de renivelamento.

 Critérios de seleção:

De modo geral, a regra para se entrar no CEP-EMB é a seguinte: sorteio para entrar em cursos destinados a iniciantes (aqueles que não sabem tocar um instrumento) e teste para entrar em cursos destinados a iniciados (aqueles que já sabem tocar um instrumento). Mas, todos os detalhes sobre pré-requisitos exigidos encontram-se no Edital (leia tudo).

Escolha que curso deseja fazer, bem antes de fazer sua inscrição!

Pense com calma!

Oferecemos aproximadamente 100 cursos diferentes em música. Informe-se sobre o itinerário formativo do seu curso junto aos Professores de Instrumento, Coordenadores Pedagógicos ou Secretaria Escolar do CEP-EMB. Consulte a internet, veja vídeos, ouça gravações, assista a concertos, converse com instrumentistas e depois faça sua inscrição.

Clique aqui para acessar vídeos de instrumentos musicais oferecidos no CEP-EMB.

 

Boa Sorte!!